Tese da JCA ao 53° Congresso da UNE

A Juventude Comunista Avançando estará presente no 53° Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). Aproveitamos esse momento para expor um conjunto de posicionamentos e análises de nossa organização, buscando contribuir para o avanço do movimento estudantil de luta.

Nessa tese analisaremos aspectos da conjuntura mundial e nacional, a crise do capital as posições do governo atual. Traçaremos também o caminho percorrido pela universidade brasileira nos ultimos anos, a crescente mercantilização e a produção do conhecimento a serviço do capital. É nesse contexto que se constroem atualmente as lutas contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL2177).

No embate contra esse processo de sucateamento e privatização da educação superior no Brasil, a JCA aponta para a necessidade de construção de um projeto alternativo de universidade que se contraponha ao projeto do capital: a luta pela Universidade Popular! É nesse sentido que viemos contruindo junto a outros vários coletivos o Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular (GTNUP), como alternativa unitária criada a partir do I Seminário Nacional de Universidade Popular.

Será a partir da base e pensando desde já a universidade que queremos construir que iremos reorganizar o movimento estudantil. A UNE tem estado afastado dos interesses dos estudantes e próxima aos interesses do governo que tem atuado contra a educação pública. 

É com o espírito de reorganizar o movimento estudantil desde a base e de lutar pela Universidade Popular que a JCA estará presente no 53° CONUNE.

Leia mais...

Novo jornal da Juventude Comunista Avançando, N10

A JCA, juventude da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, lançou o Jornal Avançando N10. Esta edição traz debates sobre o sétimo Encontro Nacional da JCA; sobre a questão síria; sobre o Congresso da UNE; sobre a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), e também uma homenagem a Hugo Chávez. Além disso, este traz também uma avaliação sobre os 10 anos de governos federais do PT, que tiveram como principal marca a completa submissão do público ao privado.

Uma boa leitura!

Leia mais...

A JCA como escola de quadros

Os comunistas, ao combaterem o capitalismo, não combatem um inimigo externo à própria humanidade. O capitalismo, já dizia Marx, é o produto de relações entre os próprios homens, relações que os homens contraíram historicamente, pois, ainda segundo Marx, "os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem". Isso quer dizer que não será ninguém senão os próprios seres humanos que irão derrubar este sistema. 

Leia mais...

Avaliação da JCA sobre o 14° CONEB da UNE

O 14° CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) da UNE, que ocorreu no Recife entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2013, forneceu mais uma demonstração do longo caminho que o movimento estudantil brasileiro ainda precisa percorrer para retomar seu papel de protagonista nas lutas sociais do povo brasileiro e, sobretudo, na defesa de uma educação pública e voltada para os interesses da classe trabalhadora e dos demais setores explorados e oprimidos pelo capital, quer dizer, na luta por uma universidade popular.

Leia mais...

III encontro do Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular

Nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2012 se realizou nas dependências da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia, o terceiro encontro do Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular. Este grupo que foi constituído no I Seminário Nacional de Universidade Popular – evento que ocorreu em Porto Alegre em setembro de 2011 e que congregou mais de 500 pessoas –, tem o caráter de discussão e elaboração política acerca de táticas e da estratégia para a luta por uma universidade popular.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2