"A proposta de Cuba para o seu futuro não é um socialismo de mercado"

Entrevista com José Luis Rodríguez, ex-ministro de Economia de Cuba

Por Rosa Miriam Elizalde no La Jornada/ Tradução: Diário Liberdade

José Luis Rodríguez, ministro de Economia de Cuba entre 1995 e 2009, é um dos poucos especialistas da ilha que mantém publicamente uma análise sistemática e rigorosa, partindo de posições socialistas, sobre as transformações que agitam a ilha.

Em um país que acorda quase todos os dias com um novo decreto na Gazeta Oficial que avança em direção a mudanças estruturais do modelo econômico, escuta-se apenas os funcionários explicando as medidas em linguagem popular, enquanto que no espaço digital – com uma altíssima presença na ilha apesar da frágil infraestrutura de internet – floresce todo o tipo de análise especulativa, frequentemente puxando a brasa para propostas neoliberais.

Leia mais...

Nota oficial do Partido Comunista da Venezuela (pcv) - ataque terrorista criminoso ao PCV

O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV), denunciou publicamente que na madrugada dessa terça-feira, 21 de Outubro, um ataque terrorista criminoso foi executado contra uma sede do PCV, localizado na área de Artigas, no distrito de Paraíso, Caracas, onde fica a sede nacional da Juventude Comunista da Venezuela (JCV).

Leia mais...

34 anos de la vanguardia de un pueblo que lucha – viva el FMLN (Frente Farabundo Marti para la Liberacion Nacional) – Viva El Salvador

Por Mauricio Tomasoni[1]

Queria escrever mais linhas, mas o tempo não me permite, mas vamos lá. Muitas coisas mais poderiam ser ditas, mas resumo numa: Viva el FMLN!

Em um 10 de outubro, como no dia de hoje, 34 anos atrás, no ano de 1980, nascia uma das organizações político-militares da maior envergadura política, ideológica e militar que a história conheceu. Nascia a FMLN, fusão de 5 organizações político-militares que empreendiam tanto o trabalho no movimento de massas (sindical e estudantil), quanto a luta guerrilheira na cidade e no campo. As organizações que criaram a FMLN são o PCS (Partido Comunista Salvadorenho) e seu braço militar as FAL (Forças Armadas de Libertação), as FPL (Forças Populares de Libertação – Farabundo Marti), o PRTC (Partido Revolucionário dos Trabalhadores Centro Americanos, a RN (Resistência Nacional) e o ERP (Exército Revolucionário do Povo). Organizações com ideologias que passam pelo maoísmo, trotskismo mandelista e tradicional movimento comunista internacional.

Leia mais...

EUA: o novo terrorismo financeiro sob máscara jurídica

Por Atilio Boron

O Estado Islâmico tem produzido uma lamentável inovação no formato da longuíssima história do terrorismo. Os exemplos de execuções antigas, cujas testemunhas diretas eram poucas, agora são transmitidos por internet em tempo real e seu horrendo impacto chega aos quatro cantos do planeta. Mas essa mudança não oculta o primitivismo do método, a decapitação, utilizada pelas mais distintas culturas desde tempos imemoriáveis.

Leia mais...

Se eu fosse palestino

Por Eduardo Galeano

Desde 1948 os palestinos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem nem respirar sem permissão. Perderam sua pátria, suas terras, sua água, sua liberdade, seu todo. Nem sequer têm o direito de escolher seus governantes.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2