A caminho de uma Terceira Guerra Mundial?

Por Atílio Borón

Passo a passo, o mundo parece caminhar para a Terceira Guerra Mundial. A OTAN estreita cada vez mais o círculo traçado sobre a Rússia, levando ao fim um processo que foi o objetivo político fundamental perseguido, no teatro europeu, pelos sucessivos governos democratas e republicanos que ocuparam a Casa Branca desde o começo da Guerra Fria. E a isso devemos somar a declaração de guerra econômica que, de fato, decretou o governo dos Estados Unidos.

Leia mais...

Carta aberta do Comandante das FARC ao General Alzate

Escrito por Timoleón Jiménez - Timoshenko

Senhor Brigadeiro General Rubén Darío Alzate:

A grande imprensa e o anedotário colombiano, cada dia mais assimiláveis por obra do monopólio na propriedade das grandes mídias, frequentemente constroem frases altissonantes com relação ao conflito colombiano. Agora a moda é aquela que, fazendo relação com seu caso, fala do primeiro general em serviço ativo que cai nas mãos das FARC em cinquenta anos de guerra.

Leia mais...

"A proposta de Cuba para o seu futuro não é um socialismo de mercado"

Entrevista com José Luis Rodríguez, ex-ministro de Economia de Cuba

Por Rosa Miriam Elizalde no La Jornada/ Tradução: Diário Liberdade

José Luis Rodríguez, ministro de Economia de Cuba entre 1995 e 2009, é um dos poucos especialistas da ilha que mantém publicamente uma análise sistemática e rigorosa, partindo de posições socialistas, sobre as transformações que agitam a ilha.

Em um país que acorda quase todos os dias com um novo decreto na Gazeta Oficial que avança em direção a mudanças estruturais do modelo econômico, escuta-se apenas os funcionários explicando as medidas em linguagem popular, enquanto que no espaço digital – com uma altíssima presença na ilha apesar da frágil infraestrutura de internet – floresce todo o tipo de análise especulativa, frequentemente puxando a brasa para propostas neoliberais.

Leia mais...

Nota oficial do Partido Comunista da Venezuela (pcv) - ataque terrorista criminoso ao PCV

O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV), denunciou publicamente que na madrugada dessa terça-feira, 21 de Outubro, um ataque terrorista criminoso foi executado contra uma sede do PCV, localizado na área de Artigas, no distrito de Paraíso, Caracas, onde fica a sede nacional da Juventude Comunista da Venezuela (JCV).

Leia mais...

34 anos de la vanguardia de un pueblo que lucha – viva el FMLN (Frente Farabundo Marti para la Liberacion Nacional) – Viva El Salvador

Por Mauricio Tomasoni[1]

Queria escrever mais linhas, mas o tempo não me permite, mas vamos lá. Muitas coisas mais poderiam ser ditas, mas resumo numa: Viva el FMLN!

Em um 10 de outubro, como no dia de hoje, 34 anos atrás, no ano de 1980, nascia uma das organizações político-militares da maior envergadura política, ideológica e militar que a história conheceu. Nascia a FMLN, fusão de 5 organizações político-militares que empreendiam tanto o trabalho no movimento de massas (sindical e estudantil), quanto a luta guerrilheira na cidade e no campo. As organizações que criaram a FMLN são o PCS (Partido Comunista Salvadorenho) e seu braço militar as FAL (Forças Armadas de Libertação), as FPL (Forças Populares de Libertação – Farabundo Marti), o PRTC (Partido Revolucionário dos Trabalhadores Centro Americanos, a RN (Resistência Nacional) e o ERP (Exército Revolucionário do Povo). Organizações com ideologias que passam pelo maoísmo, trotskismo mandelista e tradicional movimento comunista internacional.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2