O avanço da barbárie imperialista e a resistência do povo trabalhador

Contribuição do Movimento Avançando Sindical (MAS)


A conjuntura internacional pode ser sinteticamente abordada a partir do acirramento da crise estrutural do capital1, com o prolongamento por quase uma década da crise dos subprimes (2008) em que a crise financeira é apenas a consequência do atual estágio de desenvolvimento do sistema sociometabólico do capital. É o Capital a raiz dos principais problemas e desafios estruturais que a humanidade enfrenta na contemporaneidade.

A formação imperialista do capital e em particular a hegemonia estadunidense evidenciam as principais estratégias de reprodução de um sistema social que para se manter de pé é obrigado a submeter povos e nações inteiras à mais profunda barbárie social.

As Guerras Mundiais do século XX são exemplos de como as alternativas para a saída das crises do capital ocorreram pelo fortalecimento do complexo industrial militar, contudo, estas perspectivas chegaram ao limite no momento do domínio da fissão nuclear e da corrida por armamento nuclear durante e após a “guerra fria”2. Atualmente a capacidade do armamento nuclear das grandes potências militares é suficiente para destruir a superfície do planeta terra mais de uma centena de vezes. Ou seja, estamos diante de um limite em que a própria existência da humanidade está em cheque.

 

Leia mais...

Mensagem ao povo cubano e ao Partido Comunista de Cuba a respeito do falecimento do comandante Fidel Castro

Estimados camaradas,

La Dirección Nacional del Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP - Brasil) expresa su solidaridad y el mismo sentimiento de dolor que el Partido, el Estado y el pueblo cubano sienten en ese momento. Perdimos fisicamente nuestro comandante. Fidel no es solo de Cuba y si de todos que luchan por el fin de la explotación del hombre por el hombre.

Leia mais...

Saudação do PCLCP ao Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Revolucionários de América Latina e Caribe

Estimados camaradas,

Los militantes del Polo Comunista Luiz Carlos Prestes – PCLCP saludamos, desde Brasil, a todos los militantes y las organizaciones que participan del Encuentro Internacional de Partidos Comunistas y Revolucionarios de América Latina y el Caribe, lo cual se realiza en Lima, Perú.

Leia mais...

(Colômbia) Urgente: o genocídio não vem... está sendo!

A Marcha Patriótica Capítulo Brasil, expressa a nossa preocupação com todos os recentes acontecimentos na Colômbia que evidenciam as ameaças ao processo de paz, por parte de setores das classes dominantes encabeçados pelo ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, intensificando novamente a sua estratégia paramilitar (que nunca foi completamente desmontada), tirando cada semana novas vidas de lideres, militantes e ativistas sociais em diversas regiões do país.

Leia mais...

Expressamos nossa solidariedade e expectativa pela liberdade imediata de Huber Ballesteros!!

As forças de esquerda e democráticas do Brasil, que temos apoiado diversas iniciativas de solidariedade às lutas do povo colombiano pela paz com justiça social, democracia e soberania, expressamos mais uma vez nossa solidariedade e expectativa pela liberdade imediata do dirigente social, sindical e defensor dos direitos humanos: HUBER BALLESTEROS.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2