115 anos: Luiz Carlos Prestes, legado revolucionário!

Por Anita Leocadia Prestes*

Leia mais...

Sobre os quadros

Por Jorge Dimitrov, discurso proferido no VII Congresso da Internacional Comunista, em 13 de Agosto de 1935[1]

 

"os comunistas somos homens de ação. Diante de nós se coloca a tarefa da luta prática contra a ofensiva do capital, contra o fascismo e a ameaça da guerra imperialista, a luta pela derrubada do capitalismo. E, precisamente, esta tarefa prática coloca aos quadros comunistas a exigência de equiparem-se obrigatoriamente com a teoria revolucionária, pois a teoria dá aos militantes práticos o poder da orientação, claridade de perspectiva, segurança no trabalho e fé no triunfo de nossa causa"

Leia mais...

Marxismo e humanismo

Por Rodrigo Petronio - O Estado de S.Paulo

A obra Para Uma Ontologia do Ser Social, do filósofo húngaro György Lukács, um dos maiores empreendimentos intelectuais do século 20 nos estudos marxistas, é publicada pela primeira vez no Brasil.

A obra é dividida em dois volumes, com excelente tradução de especialistas como Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider, revisão técnica de Ronaldo Vielmi Fortes, Ester Vaisman, Elcemir Paço Cunha e apresentação do professor José Paulo Netto, que também concedeu uma esclarecedora entrevista ao Estado. A previsão de lançamento do segundo volume é em meados de 2013.

Leia a seguir, na íntegra, a entrevista exclusiva concedida pelo professor José Paulo Netto, comentando a publicação dessa obra, considerada pela crítica especializada uma das mais importantes de Lukács e da teoria marxista do século 20.

Leia mais...

Lançamento da Boitempo: Para uma ontologia do ser social I, de Gyorgy Lukács

György Lukács é um dos maiores expoentes do pensamento humanista do século XX e Para uma ontologia do ser social é a mais complexa sistematização filosófica de seu tempo. Considerada uma das mais importantes obras do filósofo húngaro, concebida no curso dos anos 1960, a Ontologia (como se tornou conhecida) significa o salto da ontologia intuída à ontologia filosoficamente fundamentada nas categorias mais essenciais que regem a vida do ser social, bem como nas estruturas da vida cotidiana dos homens. 

Leia mais...

Lançamento do Livro de Anita Prestes em SP

O lançamento do Livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)”, da historiadora marxista Anita Leocádia Prestes (UFRJ) é promovido pela Editora Expressão Popular e contará com a presença dos debatedores Lincoln Secco (USP) e Milton Pinheiro (UNEB/ICP). Juntamente com o livro será lançada nova edição da Revista Novos Temas, do Instituto Caio Prado Jr.

Dia 10/12/2012 (segunda), às 19:30, Livraria da Expressão Popular – R. Abolição, 201 – Bela Vista – São Paulo

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2