A participação dos PC´s no governo: uma forma de sair da crise capitalista?

Por Herwig Lerouge

Ao longo dos últimos anos, a possibilidade existente de certos partidos comunistas (ou ex-comunistas) de participar do governo, permanece na ordem do dia. Na Alemanha, o Die Linke participou de alguns governos regionais e, certamente, continua participando. O partido discute a possibilidade de participar do governo federal. Na Grécia e nos Países Baixos, a coalizão de esquerda Syriza e o Socialistische Partij vem anunciando claramente sua vontade de entrar para o governo. A folgada maioria do Partido Socialista Francês, durante as recentes eleições parlamentares de 2012, eliminou a dúvida sobre uma nova participação no governo do Partido Comunista Francês. O PCF e, na Itália, a Rifondazione Comunista e o Partido dos Comunistas Italianos, participaram de muitos governos no transcorrer das últimas décadas.

Leia mais...

A Escola Luiz Carlos Prestes finaliza a primeira edição do curso “Os Comunistas Brasileiros (1922-1990)”, com Anita Leocádia Prestes

Foi mais de um ano de debate e reflexão baseados em análises feitas pela historiadora e diversos documentos históricos do PCB e textos complementares.

Leia mais...

A razão à prova das grandes crises históricas

A leitura psicopatologisante das grandes crises históricas permite por um lado liquidar como uma expressão de loucura o gigantesco processo de emancipação que vai da Revolução Francesa (das Luzes mesmo) à Revolução de Outubro; por outro lado, ela atribui o Terceiro Reich a uma personalidade doente individual (Hitler), absolvendo indirectamente o sistema político-social e a tradição ideológica que o produziram. A crítica da leitura psisopatologisante (mesmo demonológica) das grandes crises históricas é um hoje um dever essencial da crítica da ideologia e da luta pela razão.

por Domenico Losurdo [*]

Leia mais...

Cunhal e a luta em defesa do papel de vanguarda do PCP

Por José Paulo Netto

Esse é o ano do centenário de Álvaro Cunhal, destacado dirigente comunista português. Em texto inédito, José Paulo Netto* estuda a trajetória do histórico dirigente revolucionário, a sua luta intransigente e permanente contra os desvios de direita e o oportunismo burguês no seio do movimento comunista e do próprio PCP, o seu papel central no desenvolvimento de uma teoria da revolução portuguesa.

Leia mais...

Luiz Carlos Prestes: sua atividade como engenheiro

115º ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE LUIZ CARLOS PRESTES

Por Anita Leocadia Prestes

A vida de Luiz Carlos Prestes ainda é pouco conhecida do grande público; ao mesmo tempo, são constantemente distorcidas suas ideias e caluniados muitos dos seus gestos políticos. No texto abaixo, procura-se divulgar um aspecto pouco conhecido da trajetória do Cavaleiro da Esperança – sua atividade como engenheiro não só no Brasil, mas também em vários outros países em que sua vida de revolucionário o levou a exilar-se.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2