Anita Prestes: A filha do comunismo

Socialista de corpo, alma e DNA

Das janelas da prisão da Barnimstrasse, na capital alemã, funcionários acenavam e se despediam da menina: Auf Wiedersehen, Anita! Era 21 de janeiro de 1938 quando o bebê de 78 centímetros e 11,9 kg, atestados em documento médico fornecido pela polícia de Adolf Hitler, partiu para longe dali. Sem a mãe, mas com uma vida inteira pela frente. Uma vida que já produziu conhecimento de toda sorte a partir da dedicação à luta política e da formação como historiadora. Uma vida que já viveu 76 anos e continua em pleno vigor. Anita Leocádia é socialista, comunista, revolucionária. E é pesquisadora. Da união da comunista alemã Olga Benário e do político militar brasileiro Luiz Carlos Prestes surgiu Anita, que aceitou receber O POVO para uns tantos dedos de boa prosa.

Leia mais...

(Vídeo) Entrevista: Anita Prestes no Viva Domingo em Fortaleza

Na ocasião, Anita Leocádia Prestes comenta a Lei da Anistia e a Comissão da Verdade.

PARTE 1:

 

 

Leia mais...

A atualidade de Florestan Fernandes

Para professor da UFRJ José Paulo Netto, interpretação do pensador sobre o país resultou numa teoria do Brasil

Por Pedro Carrano, de Vitória (ES)

Leia mais...

(Vídeo) Anita Prestes no programa Além da Notícia, em Fortaleza

O programa Além da Notícia, da TV Jangadeiro, que foi ao ar na última sexta-feira (22/03) entrevistou a filha dos líderes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. Anita Leocádia Prestes nasceu em um dos momentos mais controversos da história da humanidade. Prisões, exílio e clandestinidade fizeram parte da história dela.

Ela veio a Fortaleza para lançar um livro que conta parte da história do pai, Luiz Carlos Prestes e, antes, passou nos estúdios do programa para um bate papo sincero e corajoso. Na entrevista, Anita fala sobre polêmicas, a relação com o Partido Comunista e o envolvimento com história.

Leia mais...

(Video) Entrevista com Anita Prestes em lançamento de seu novo livro em Recife

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2