Memória do PCB: duas táticas e uma mesma estratégia – do “Manifesto de Agosto de 1950” à “Declaração de Março de 1958”

Por Anita Leocádia Prestes

Nos debates existentes sobre a memória e a história do PCB (Partido Comunista Brasileiro), ao analisar dois documentos representativos da trajetória dos comunistas no Brasil – o “Manifesto de Agosto de 1950” e a “Declaração de Março de 1958” (Carone, 1982b:176-196) -, tornados públicos num intervalo de apenas oito anos, é frequente caracterizá-los como a representação de posicionamentos político-ideológicos opostos.

Leia mais...

(Vídeo) Palestra Anita Prestes - Unesp Marília - Maio 2013

Lançamento e debate do livro "Luiz Carlos Prestes - o combate por um partido revolucionário (1958-1990)" com a participação da autora Anita Leocádia Prestes, Milton Pinheiro e Antonio Carlos Mazzeo. Mediação de Anderson Deo.

Leia mais...

Centenário de nascimento de Lygia Prestes – uma comunista discreta

Escrito por Anita Leocádia Prestes

Lygia Prestes completaria 100 anos de idade no dia 4 de agosto de 2013. Irmã mais moça de Luiz Carlos Prestes, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Junto com seus quatro irmãos, vivenciou na infância e adolescência as dificuldades de uma família de poucos recursos.

Sua mãe, Leocadia Felizardo Prestes, com a morte prematura do marido, que a deixou numa situação financeira muito precária, teve que desenvolver múltiplas atividades para garantir a sobrevivência da família. Deu aulas de idiomas e de música, trabalhou de modista, foi balconista e costurou para o Arsenal de Marinha. Finalmente, em 1915, conseguiu ser nomeada professora da Escola Pública, cargo que exerceu até 1930. Trabalhava à noite, em cursos frequentados por comerciárias, operárias e domésticas. Leocadia pôde assim ter contato com as camadas mais pobres da sociedade e isso aguçou sua revolta contra as injustiças sociais.

Na educação dos filhos, sua grande preocupação foi sempre a de incutir-lhes o amor ao trabalho e o sentimento do dever cívico. Procurou mostrar-lhes os aspectos negativos da vida, ensinando-os a enfrentar com altivez a violência e as arbitrariedades dos poderosos e a jamais se curvar ante as injustiças.

Leia mais...

Henri Alleg (1921-2013) - Um Comunista e Revolucionário exemplar

Henri Alleg denunciou desde o início a vaga do euro comunismo que atingiu os partidos francês, italiano e espanhol, entre outros.

Criticou com frontalidade a estratégia que levou o PCF a participar em governos do Partido Socialista que praticaram políticas neoliberais.

No belo livro que escreveu sobre a destruição da URSS e a reimplantação do capitalismo na Rússia fustigou os intelectuais que, renunciando ao marxismo, passaram em rápida metamorfose a defensores do capitalismo e a posições antissoviéticas. Não hesitou mesmo em criticar o próprio secretário-geral do PCF,Robert Hue, considerando a orientação imprimida ao PCF como incompatível com as suas tradições revolucionárias de organização marxista-leninista.

Por Miguel Urbano Rodrigues

Leia mais...

Anita Prestes e os protestos que vêm tomando conta do país nas últimas semanas

CBN Entrevista (22/06): Anita Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Banario Prestes.

Anita Prestes esteve em Foz do Iguaçu para o lançamento de seu novo livro: "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)".

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2