Centenário de nascimento de Lygia Prestes – uma comunista discreta

Escrito por Anita Leocádia Prestes

Lygia Prestes completaria 100 anos de idade no dia 4 de agosto de 2013. Irmã mais moça de Luiz Carlos Prestes, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Junto com seus quatro irmãos, vivenciou na infância e adolescência as dificuldades de uma família de poucos recursos.

Sua mãe, Leocadia Felizardo Prestes, com a morte prematura do marido, que a deixou numa situação financeira muito precária, teve que desenvolver múltiplas atividades para garantir a sobrevivência da família. Deu aulas de idiomas e de música, trabalhou de modista, foi balconista e costurou para o Arsenal de Marinha. Finalmente, em 1915, conseguiu ser nomeada professora da Escola Pública, cargo que exerceu até 1930. Trabalhava à noite, em cursos frequentados por comerciárias, operárias e domésticas. Leocadia pôde assim ter contato com as camadas mais pobres da sociedade e isso aguçou sua revolta contra as injustiças sociais.

Na educação dos filhos, sua grande preocupação foi sempre a de incutir-lhes o amor ao trabalho e o sentimento do dever cívico. Procurou mostrar-lhes os aspectos negativos da vida, ensinando-os a enfrentar com altivez a violência e as arbitrariedades dos poderosos e a jamais se curvar ante as injustiças.

Leia mais...

Henri Alleg (1921-2013) - Um Comunista e Revolucionário exemplar

Henri Alleg denunciou desde o início a vaga do euro comunismo que atingiu os partidos francês, italiano e espanhol, entre outros.

Criticou com frontalidade a estratégia que levou o PCF a participar em governos do Partido Socialista que praticaram políticas neoliberais.

No belo livro que escreveu sobre a destruição da URSS e a reimplantação do capitalismo na Rússia fustigou os intelectuais que, renunciando ao marxismo, passaram em rápida metamorfose a defensores do capitalismo e a posições antissoviéticas. Não hesitou mesmo em criticar o próprio secretário-geral do PCF,Robert Hue, considerando a orientação imprimida ao PCF como incompatível com as suas tradições revolucionárias de organização marxista-leninista.

Por Miguel Urbano Rodrigues

Leia mais...

Anita Prestes e os protestos que vêm tomando conta do país nas últimas semanas

CBN Entrevista (22/06): Anita Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Banario Prestes.

Anita Prestes esteve em Foz do Iguaçu para o lançamento de seu novo livro: "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)".

Leia mais...

A corrupção é imanente à sociedade burguesa¹

Nas atuais manifestações que estão ocorrendo pelos quatro cantos do país, cresce a ideia de que o problema no Brasil são os governos e políticos corruptos. Diante desse debate que volta a reaquecer na sociedade brasileira, achamos por bem republicar esse texto de Amauri Soares, militante do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes como forma de contribuição.

Leia mais...

Lançamento do livro de Anita Prestes em Foz do Iguaçu

Lançamento do Livro: “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)” com a historiadora Anita Leocádia Prestes, em Foz do Iguaçu.

Dia 20.06, quinta-feira – 19:30 no Teatro Barracão

Dia 21.06, sexta-feira – 8 às 10 para alunos do Colégio Barão

Dia 21.06, sexta-feira – às 18:30 no UNILA Centro

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Saudação do PCLCP ao Congresso de Fundação da Central
Playlist: 0 | 1 | 2