A CIA e a guerra fria cultural

Por Miguel Urbano Rodrigues

Esta semana chegou-me às mãos um livro muito importante: A CIA e a guerra fria cultural. [1] 

Desconhecido em Portugal, gostaria que fosse editado no nosso país para ser lido por milhares de pessoas desinformadas por um sistema mediático perverso que apresenta uma imagem deformada do sistema de poder dos Estados Unidos. 

O título é enganador. Ao iniciar a leitura estava persuadido de que se tratava de mais uma obra de divulgação de ações criminosas da CIA. Daí a surpresa. 

Leia mais...

Debate sobre “Educação e Luta de Classes” no Paraná

A Unidade Classista/PR e o PCLCP – Polo Comunista Luiz Carlos Prestes realizaram no último sábado (10/08) em Ponta Grossa um seminário intitulado “Educação e Luta de Classes: Os desafios dos trabalhadores em educação na conjuntura atual”. A atividade foi realizada na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), com a participação de docentes da educação básica, ensino superior, acadêmicos e militantes sindicais. Os camaradas Fabiano Severino, Rodrigo Guidini e Rossano Sczip participaram da mesa de debates.

Leia mais...

Revolução e contrarrevolução noções essenciais na obra e ação de Álvaro Cunhal

Por Pável Blanco Cabrera*

“Álvaro Cunhal é para muitos comunistas do mundo, da geração a que pertenço, uma referência de firmeza nos duros anos da perestroika e da contrarrevolução”

Leia mais...

Memória do PCB: duas táticas e uma mesma estratégia – do “Manifesto de Agosto de 1950” à “Declaração de Março de 1958”

Por Anita Leocádia Prestes

Nos debates existentes sobre a memória e a história do PCB (Partido Comunista Brasileiro), ao analisar dois documentos representativos da trajetória dos comunistas no Brasil – o “Manifesto de Agosto de 1950” e a “Declaração de Março de 1958” (Carone, 1982b:176-196) -, tornados públicos num intervalo de apenas oito anos, é frequente caracterizá-los como a representação de posicionamentos político-ideológicos opostos.

Leia mais...

(Vídeo) Palestra Anita Prestes - Unesp Marília - Maio 2013

Lançamento e debate do livro "Luiz Carlos Prestes - o combate por um partido revolucionário (1958-1990)" com a participação da autora Anita Leocádia Prestes, Milton Pinheiro e Antonio Carlos Mazzeo. Mediação de Anderson Deo.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Saudação do PCLCP ao Congresso de Fundação da Central
Playlist: 0 | 1 | 2