A necessidade histórica do retorno a Marx

Alcides Pontes Remijio, militante do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes em São Paulo

 

Texto introdutório ao curso "O jovem Marx", oferecido pela Escola Luiz Carlos Prestes em São Paulo.

 

A conjuntura do capitalismo mundial, em especial no Brasil, evidencia uma crise nunca vista antes na história deste modo de produção. Alguns apontamentos da manifestação da crise estrutural do capital podem esclarecer a afirmação do período destrutivo do capitalismo, que resultou no fim das possibilidades civilizatórias do capitalismo. Diante do esgotamento destas possibilidades civilizatórias a humanidade desembocou na barbárie social presente nos dias atuais. Após um longo período de crescimento capitalista, no período pós-segunda guerra mundial, o capitalismo entrou em sua mais série crise, uma crise estrutural, onde as conquistas civilizatórias do capital pouco a pouco vem sendo escamoteadas em virtude das politicas anticíclicas que governos implementam para estancar a hemorragia da crise estrutural, além da produção destrutiva da força de trabalho e da natureza.

Leia mais...

Escola Luiz Carlos Prestes oferece curso sobre a obra da juventude de Marx em São Paulo

A Escola Luiz Carlos Prestes está iniciando mais um curso de formação, desta vez em São Paulo. O Curso intitulado "O Jovem Marx" abordará as obras de juventude de um dos fundadores do socialismo científico, Karl Marx. O primeiro encontro ocorrerá no dia 29 de setembro, no bairro Jardim São Paulo, na capital paulista.

Para participar o interessado deve escrever para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. manifestando o interesse.

Segue abaixo o texto que fundamenta a concepção do curso, assim como a sua programação.

Leia mais...

(Vídeo) Deputado lembra vida do capitão Carlos Lamarca

A vida do capitão Carlos Lamarca, morto há 42 anos, foi lembrada pelo deputado Sargento Amauri Soares, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira, 17/09.

Leia mais...

Chile comovida e dividida por imagens inéditas da ditadura

A sociedade chilena está impactada e dividida por um programa que mostra, pela primeira vez, imagens da sangrenta ditadura de Pinochet a 40 anos do golpe. O ciclo se chama “Chile, as imagens proibidas”. Assista aos vídeos.

Leia mais...

(Vídeo) Professor Alexandre Aguiar fala sobre o papel social da universidade

Entrevista com Professor Alexandre Aguiar¹, da Universidade Federal de Goiás, sobre o papel social da universidade.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2