Daniel Aarão Reis e a biografia de Luiz Carlos Prestes: a falsificação da história por um historiador

 Por Anita Leocadia Prestes*

Estamos diante de um livro, escrito por um historiador[1], que poderia ser usado em sala de aula de um curso de História como modelo para os estudantes do que não deve ser um trabalho de historiador. Para E. Hobsbawm[2], o historiador deve ter um compromisso com a evidência e, portanto, escrever uma História não só apoiada em documentos como também baseada na comparação do maior número possível de fontes documentais que lhe permitam obter os elementos necessários para uma aproximação confiável dessa evidência. Caso contrário, o historiador ficará sujeito a reproduzir e difundir informações falsas, assim como interpretações errôneas e parciais da realidade que pretende retratar.

Leia mais...

(Vídeo) Reportagem - ALESC realizou sessão especial em homenagem a Coluna Prestes

A mais célebre marcha política da história brasileira e latinoamericana foi homenageada na noite de quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa. A sessão especial pela passagem de 90 anos da Coluna Prestes foi proposta pelo deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) para lembrar o feito de jovens oficiais, que na década de 1920, lideraram uma caminhada de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil para incentivar a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias.

Leia mais...

Entrevista com Taiguara

Entrevista com Taiguara feita pela reporter Rita de Cássia para o programa de rádio Notícias do Brasi. Produção do CRIA (Centro Radiofônico de Imprensa e Assessoria) do IBASE. Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu, 9 de outubro de 1945 — São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor Brasileiro, embora nascido no Uruguai durante uma temporada de shows de seu pai, o Bandoneonista e Maestro Ubirajara Silva. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949 e para São Paulo, posteriormente, em 1960. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70 e "Que as Crianças Cantem Livres"; entre outros. Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas.

Leia mais...

(Vídeo) Palestra de Anita Prestes na Jornada de História do Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ - agosto/2014

Leia mais...

Lançamento do livro - Dialética da Agroecologia: Contribuição para um mundo com alimentos sem veneno

A Editora Expressão Popular convida para o lançamento do livro:

Dialética da Agroecologia: Contribuição para um mundo com alimentos sem veneno

No dia 31 de Maio (SÁBADO) - A partir das 7h No BRIQUE DA REDENÇÃO (na banca da editora Expressão Popular na Feira Agroecológica, perto da Av. Osvaldo Aranha)

Com a presença de um dos autores do livro, Luiz Carlos Pinheiro Machado*, que estará conversando com os leitores e dando autógrafos. Haverá exemplares do livro para vender.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2