Galeano, obrigado por tudo

As FARC-EP recebemos com enorme e sincera dor a notícia da morte de Eduardo Galeano, revolucionário, escritor  e intelectual da talha da Nossa América e universal.

Leia mais...

Leocádia e Olga Benário Prestes - exemplos de rebeldia feminina, com Anita Leocádia Prestes

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública recebeu a historiadora brasileira Anita Leocádia Prestes, em 12/3, para a palestra ‘Leocádia e Olga Benário Prestes - exemplos de rebeldia feminina’. Na ocasião, Anita retratou a trajetória de vida dessas duas mulheres marcadas pela indignação com as injustiças sociais e de apoio às posições revolucionárias de Luiz Carlos Prestes.

Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP)

Leia mais...

A atualidade da Aliança Nacional Libertadora (ANL) – 80 anos depois

 

Por Anita Leocádia Prestes

Há 80 anos, em 30 de março de 1935, tinha lugar, no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, o lançamento público da Aliança Nacional Libertadora (ANL), ocasião em que Luiz Carlos Prestes foi aclamado presidente de honra da entidade, embora ainda não tivesse regressado ao Brasil do exílio onde se encontrava havia vários anos. Era constituída uma ampla frente formada por setores representativos da sociedade brasileira da época, mobilizados em torno de quatro objetivos principais: luta contra o avanço do integralismo no Brasil e do fascismo no cenário mundial, e luta contra a dominação imperialista e o latifúndio em nosso país. A criação da ANL representou a culminância de um processo de aglutinação de grupos, setores, organizações e personalidades, decepcionados com o rumo tomado pela Revolução de 30, desiludidos de Vargas e do seu Governo. Ao mesmo tempo, para que essa unidade fosse alcançada, o nome, o prestígio, a liderança de Luiz Carlos Prestes mostraram-se essenciais. Sem o Cavaleiro da Esperança e tudo o que ele representava no Brasil, naquele momento, a ANL dificilmente teria existido.

Leia mais...

Daniel Aarão Reis e a biografia de Luiz Carlos Prestes: a falsificação da história por um historiador

 Por Anita Leocadia Prestes*

Estamos diante de um livro, escrito por um historiador[1], que poderia ser usado em sala de aula de um curso de História como modelo para os estudantes do que não deve ser um trabalho de historiador. Para E. Hobsbawm[2], o historiador deve ter um compromisso com a evidência e, portanto, escrever uma História não só apoiada em documentos como também baseada na comparação do maior número possível de fontes documentais que lhe permitam obter os elementos necessários para uma aproximação confiável dessa evidência. Caso contrário, o historiador ficará sujeito a reproduzir e difundir informações falsas, assim como interpretações errôneas e parciais da realidade que pretende retratar.

Leia mais...

(Vídeo) Reportagem - ALESC realizou sessão especial em homenagem a Coluna Prestes

A mais célebre marcha política da história brasileira e latinoamericana foi homenageada na noite de quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa. A sessão especial pela passagem de 90 anos da Coluna Prestes foi proposta pelo deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) para lembrar o feito de jovens oficiais, que na década de 1920, lideraram uma caminhada de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil para incentivar a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2