PARA ALÉM DO VOTO: AVANÇAR NA FORMAÇÃO DO BLOCO POPULAR

Documento nacional do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP),

Setembro de 2014.

Leia mais...

SC - Nota do PCLCP e da JCA sobre as eleições em Santa Catarina

1 - Capitalismo Dependente em Santa Catarina e a construção do Bloco Proletário e Popular

Em Santa Catarina, o padrão de crescimento até meados dos anos 40, era baseado na pequena e média propriedade e nos setores mais tradicionais da economia, ficando, por um largo período de tempo (1880-1945), alterado apenas a quantidade produzida em face da demanda interna e externa. A partir de meados da década de 40, a indústria catarinense começou a ampliar e a diversificar a sua base produtiva com o surgimento de setores dinâmicos (cerâmica, metal-mecânico, plástico, materiais elétrico e indústrias ligadas ao setor de transportes). A década de 50 marca a completa fusão dos interesses da oligarquia agrária com a burguesia financeiro-industrial. E essa fusão foi o ponto de inflexão necessário historicamente para garantir o padrão de dominação burguesa. Nesse período, em que a contra-revolução de 1964 marca o ponto de consolidação total dos interesses da burguesia nacional com o Imperialismo e os monopólios estrangeiros, “a reorganização do estado, a concentração e a militarização do poder político estatal, bem como a reorientação da política econômica sob a égide do Estado foram a mola-mestra de todo o processo de “recuperação” e de volta a “normalidade”. Este processo é marcado pela consolidação da passagem do capitalismo competitivo para o capitalismo monopolista dependente do imperialismo na formação social brasileira como um todo.

Leia mais...

SP - 8o. encontro do curso "O jovem Marx"

A Escola Luiz Carlos Prestes convida a participarem do 8o. encontro do curso "O Jovem Marx". Este oitavo encontro ocorrerá no domingo, dia 28 de setembro, na sede da Intersindical (Rua Riachuelo, 122, próximo à catedral da Sé, São Paulo - SP), e terá início às 10h.

Nele debateremos a 'Miséria da Filosofia' de Marx, que pode ser acessada através do link: http://www.marxists.org/portugues/marx/1847/miseria/.

Leia mais...

RS - Nessas eleições vote em quem está diariamente comprometido com a luta dos trabalhadores!

Polo Comunista Luiz Carlos Prestes/RS

O PCLCP entende que o período eleitoral é um momento de debate das necessidades do povo brasileiro. Embora esta forma de democracia representativa não seja a saída para a transformação do Brasil, a eleição de candidatos que representem as demandas e anseios do povo e que utilizem os mandatos para potencializar as lutas, são as melhores opções no atual contexto.

Leia mais...

São Paulo: conjuntura eleitoral e a construção do bloco de forças populares como alternativa de longo prazo

Nota do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes – PCLCP/SP

A classe dominante brasileira manteve historicamente grande preocupação com o desenvolvimento dos conflitos sociais, políticos e econômicos no estado de São Paulo. A prioridade dada na manutenção das personalidades mais atrasadas da política nacional na governança do estado demonstra a necessidade de manter um rígido controle: desde 1995 governado pelos tucanos Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2