UM PROJETO POPULAR CONTRA A MESMICE CONSERVADORA

Por Amauri Soares e Direção Estadual PCLCP/SC

As eleições desde ano de 2014 nos apresentam novos e maiores desafios. Somos chamados a contribuir de forma mais decisiva na apresentação de uma alternativa efetivamente nova para a sociedade catarinense.

Diante da mesmice que está colocada na política nacional e estadual, aqueles e aquelas que de fato se preocupam com os rumos da sociedade, só têm um caminho a seguir: avançar na proposição de um programa e de uma prática que possa devolver a esperança às grandes maiorias sociais, hoje descrentes da política e dos políticos.

As manifestações do último mês de junho mostraram que a sociedade está ávida por mudanças que não podem ser apresentadas pelos grandes partidos de hoje, pois todos comungam do mesmo projeto político e econômico que interessa aos grandes monopólios empresariais, aos banqueiros e aos manipuladores do agronegócio. Mesmo de forma espontânea os milhões que foram às ruas no último inverno apresentaram pontos de um programa, absolutamente necessário para termos uma sociedade no mínimo civilizada: transporte coletivo mais barato; saúde para todos; educação de qualidade; programa de moradia popular; segurança pública para o povo e não contra o povo; fim da corrupção; soberania alimentar; dentre tantos outros não menos importantes.

Os grandes partidos de hoje não podem cumprir as demandas apresentadas pela sociedade, embora todos eles vão prometer na campanha e colocar em seus programas eleitorais. Não podem cumprir tal programa porque eles estão comprometidos com os poderosos, aqueles que financiam suas campanhas. Através do financiamento empresarial de campanha (grande porta de entrada da corrupção) as empresas mandam e desmandam nas políticas que os governos vão realizar.

Cabe a nós, filhos do povo que não abandonamos os princípios da boa política, dedicar todo o esforço possível na construção de um projeto popular que possa fazer frente à “discurseira enrolatória” daqueles que governam em favor dos poderosos e em prejuízo das classes trabalhadoras e do povo pobre em geral. Esse projeto têm que se concretizar a partir de uma frente de esquerda proletária e popular, unida não só nesse momento eleitoral, mas também nas diversas frentes de lutas sociais. A unidade deve ser realizada entre os partidos e organizações de esquerda, assim como diversos outros militantes que se organizam em outros instrumentos de luta. O seu programa deve ter como foco a luta dos diversos setores sociais que façam frente contra os interesses dos monopólios, do latifúndio e do imperialismo.

Com estes pressupostos, e fiel a sua tradição histórica, a organização política a qual pertenço desde meados da década de 1990, o Polo Comunista Luiz Carlos Prestes, resolveu apresentar meu nome como pré-candidato a governador de Santa Catarina, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ao qual estou filiado desde o último mês de outubro. . E é dentro do respeito às posições do PSOL que queremos fazer o debate franco e fraterno com todos os setores sociais efetivamente comprometidos com as mudanças tão necessárias, colocando a disposição esse militante das causas sociais à serviço da construção do bloco contra-hegemônico proletário e popular.

Como ponto de partida para a construção de um Projeto Popular para Santa Catarina, convidamos todos os lutadores e todas as lutadoras do povo catarinense a participar de um Seminário que realizaremos no dia 11 de março, às 18:30 horas, no auditório da FECESC em Florianópolis.

Os poderosos não podem estar desde já vitoriosos! São os seres humanos que fazem a história, todos os dias. Ajudar a empurrar essa roda é tarefa essencial para quem luta por justiça social.

“Saudações a quem tem Coragem!”

Assinam: 

Amauri Soares – Deputado Estadual em SC

Direção Estadual do PCLCP/SC

 

Obs: os militantes sociais, partidos e organizações políticas que desejarem subscrever essa carta, enviem email para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2