O Ato de 20 de Agosto e a Situação Imediata da Luta de Classes no Brasil

Nota nacional do PCLCP 

O ato do dia 20 de agosto, realizado em dezenas de cidades brasileiras, esteve em disputa entre as diversas forças políticas que compõe todo o espectro popular no Brasil. Foi chamado para ser um manifesto contra o conservadorismo, em defesa da democracia, contra o ajuste fiscal e por direitos populares. Mas acabou sendo usado por setores que defendem o governo Dilma, inclusive de forma absolutamente acrítica, para transformá-lo também em um terceiro turno da eleição presidencial do ano passado. Mesmo assim, cumpriu seu objetivo, e todos os meios de comunicação, com maior ou com menor ênfase, com um ou com outro objetivo, destacaram que as manifestações traziam também críticas às políticas que estão sendo adotadas pelo governo.

Leia mais...

(Grécia) Frente às eleições antecipadas

Por KKE (Partido Comunista da Grécia)

O governo SYRIZA-ANEL demitiu-se recentemente, o que resultou na antecipação de novas eleições parlamentares (mais provavelmente em 20/Set).

Como é bem sabido, o SYRIZA ganhou as eleições em Janeiro de 2015 enganando os trabalhadores, prometendo a abolição das leis anti-povo, as quais foram anteriormente aprovadas pelos governos do PASOK e da ND, após os acordos (memorandos) com as organizações imperialistas (UE, FMI, BCE).

Leia mais...

CONTRA OS ATAQUES REACIONÁRIOS! UNIDADE DAS FORÇAS POPULARES!

Todos (as) ao Dia 20 de Agosto, Contra o Ajuste Fiscal, por Mais Direitos e Contra a Direita!

Nota nacional do PCLCP

Florestan Fernandes afirmava que a contrarrevolução era uma condição permanente nos modelos de autocracia burguesa da América Latina. Uma trajetória de golpes civis-militares, institucionais, brancos, etc, promovidos pelas burguesias nativas em articulação com as nações imperialistas, preenchem pelo menos os dois últimos séculos em que o regime social burguês predomina nesta região. No Brasil, avaliando toda a história republicana, estamos no período mais longo de democracia burguesa, com mais de 26 anos de eleições regulares e relativa liberdade de organização e representação política das forças populares. A instabilidade política e ausência de canais democráticos na República Velha interdita essa condição “democrática” e a fase de redemocratização pós-segunda guerra mundial durou somente 18 anos.

Leia mais...

Dia 20/08: tomar as ruas por direitos, liberdade e democracia. Contra a direita e o ajuste fiscal

Resolução Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

O Brasil passa por uma grave crise política, social e econômica de desdobramentos incertos. Para um desenlace da crise favorável à classe trabalhadora é necessário que os setores populares tenham disposição de enfrentar a ofensiva da direita e o ajuste fiscal do governo. Apesar de importantes lutas sociais desenvolvidas por diversas categorias e movimentos populares, com destaque importante para o MTST, a pauta do país é dominada por uma agenda nefasta e antipopular que vem de diversas frentes, como do Congresso, do STF, do governo federal, mas também dos grandes grupos econômicos que obtiveram lucros bilionários -, inclusive de forma ilegal, e se aproveitam da crise para promover demissões e chantagens junto aos trabalhadores para que aceitem redução de salários.

Leia mais...

PCLCP estabelece relações com FMLN em visita a El Salvador

O Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP) fez contato com a Secretaria de Relações Internacionais da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) em viagem a El Salvador nos últimos dias. Nas conversas bilaterais, tivemos informes atualizados da conjuntura política e econômica do país, assim como apresentamos nossas posições políticas sobre a conjuntura brasileira, entregando a cada um deles a última edição do Voz Operária. A foto mostra nossa militância com a Blanca Flor Bonilla, na sede da FMLN.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2