CONTRA OS ATAQUES REACIONÁRIOS! UNIDADE DAS FORÇAS POPULARES!

Todos (as) ao Dia 20 de Agosto, Contra o Ajuste Fiscal, por Mais Direitos e Contra a Direita!

Nota nacional do PCLCP

Florestan Fernandes afirmava que a contrarrevolução era uma condição permanente nos modelos de autocracia burguesa da América Latina. Uma trajetória de golpes civis-militares, institucionais, brancos, etc, promovidos pelas burguesias nativas em articulação com as nações imperialistas, preenchem pelo menos os dois últimos séculos em que o regime social burguês predomina nesta região. No Brasil, avaliando toda a história republicana, estamos no período mais longo de democracia burguesa, com mais de 26 anos de eleições regulares e relativa liberdade de organização e representação política das forças populares. A instabilidade política e ausência de canais democráticos na República Velha interdita essa condição “democrática” e a fase de redemocratização pós-segunda guerra mundial durou somente 18 anos.

Leia mais...

Dia 20/08: tomar as ruas por direitos, liberdade e democracia. Contra a direita e o ajuste fiscal

Resolução Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

O Brasil passa por uma grave crise política, social e econômica de desdobramentos incertos. Para um desenlace da crise favorável à classe trabalhadora é necessário que os setores populares tenham disposição de enfrentar a ofensiva da direita e o ajuste fiscal do governo. Apesar de importantes lutas sociais desenvolvidas por diversas categorias e movimentos populares, com destaque importante para o MTST, a pauta do país é dominada por uma agenda nefasta e antipopular que vem de diversas frentes, como do Congresso, do STF, do governo federal, mas também dos grandes grupos econômicos que obtiveram lucros bilionários -, inclusive de forma ilegal, e se aproveitam da crise para promover demissões e chantagens junto aos trabalhadores para que aceitem redução de salários.

Leia mais...

PCLCP estabelece relações com FMLN em visita a El Salvador

O Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP) fez contato com a Secretaria de Relações Internacionais da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) em viagem a El Salvador nos últimos dias. Nas conversas bilaterais, tivemos informes atualizados da conjuntura política e econômica do país, assim como apresentamos nossas posições políticas sobre a conjuntura brasileira, entregando a cada um deles a última edição do Voz Operária. A foto mostra nossa militância com a Blanca Flor Bonilla, na sede da FMLN.

Leia mais...

Declaração conjunta de solidariedade com o Partido Comunista Grego (KKE)

Nós, Partidos Comunistas e Operários, estamos atentos aos acontecimentos na Grécia, a ofensiva da União Europeia, do capital e de seus representantes políticos contra os direitos trabalhistas e populares.

Leia mais...

36 anos da Revolução Popular Sandinista

Por Maurício Tomasoni* 17/07/2015

Neste domingo, dia 19, o povo nicaragüense celebra o 36º aniversário de sua revolução popular, construída desde os tempos da resistência indígena à invasão espanhola, passando pela resistência às invasões norte-americanas (três no total), pela luta de Augusto César Sandino contra o imperialismo norte-americano e a elite nativa subserviente, passando pelas tentativas guerrilheiras dos sobreviventes do Exército Defensor da Soberania Nacional, pela fundação da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) em 1961, pelas experiências guerrilheiras de Raiti, Rio Coco e Bocay em 1963 e depois a de Pancasan em 1967. Estas últimas derrotadas pela Guarda Nacional e com perdas em combate de dirigentes históricos e inclusive fundadores da FSLN. Experiências que, apesar de serem derrotadas, se tornaram ensinamentos fundamentais para a direção guerrilheira, no sentido de revisão de táticas e implementação de novos mecanismos organizativos e de retaguarda.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Convocatória II SENUP
Playlist: 0 | 1 | 2